quarta-feira, 1 de julho de 2015

1 de Julho de 2015
18h30
Salão Nobre da Universidade Aberta






Por iniciativa do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) foram selecionados e reunidos em livro alguns dos textos que fazem parte da vasta produção científica de Maria Beatriz Rocha-Trindade. Sem respeitar qualquer sequência cronológica os sete capítulos que integram a antologia Das Migrações às Interculturalidades agrupam trabalhos em função da similitude temática. A sua leitura permite melhor conhecer a existência do fenómeno migratório
O espaço e o tempo das deslocações internacionais e nacionais possibilitam seguir o percurso migratório de gentes, de alguns dos factos mais relevantes da sua vivência e as decisões políticas que os contemplam. Partir e regressar são marcos decisivos de um caminho percorrido sempre de maneira diferente em função do conjunto de circunstâncias existentes. Descritas algumas das suas etapas a relação transnacional que estabelece a ponte construída entre a origem e o destino permite visionar a concretização ou o insucesso de projetos individuais e coletivos.
A saída de emigrantes e a entrada de imigrantes na mesma área política conduzem à formação de sociedades multiculturais; reconhecê-las e gizar iniciativas interculturais adequadas a esta realidade implica desenvolver programas que assumem formas muito variadas.

Preservar a memória de uma realidade que se pretende manter viva, embora em permanente mutação, constitui o desígnio de um país que não só quer valorizar a sua herança cultural como visa proporcionar uma integração bem-sucedida.









Sem comentários:

Enviar um comentário