sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


17, 18, 19 de janeiro de 2014 - Aveiro

XIV Encontro de Formação de Agentes Sociopastorais das Migrações




D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, analisa a mensagem do Papa para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado na conferência que encerra o XIV Encontro de Formação de Agentes Sociopastorais das Migrações (Albergaria-a-Velha nos dias 17, 18, 19 de janeiro de 2014). 
A conferência do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, sobre o tema “Migrantes e Refugiados: Rumo a um Mundo Melhor”, terá transmissão em direto no canal de TV online da Diocese de Aveiro. 
No domingo, a comunicação de D. Manuel Clemente, às 10h00, e a missa que encerra o encontro de que assinala o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, na Sé de Aveiro, podem ser acompanhadas em http://www.livestream.com/dioceseaveirotv.
O XIV Encontro de Formação de Agentes Sociopastorais das Migrações vai debater as causas e consequências do crescente número da emigração portuguesa. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, entre 2010 e 2011 a emigração aumentou  85% em Portugal, ano em que saíram de Portugal 44 mil pessoas. Em 2012, esse número subiu para 121.418, sobretudo jovens com menos de 30 anos. 
Infelizmente, muitos destes concidadãos partiram sem a segurança de um posto de trabalho e a garantia de um ambiente de acolhimento. Cresce, por isso, o número de portugueses na diáspora que vivem sem dignidade. 
No Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações, os dados sociológicos e estatísticos serão apresentados por académicos que os estudam, nomeadamente a  professora doutora Ana Paula Beja-Horta e o professor João Peixoto, para deixar pistas  de atuação junto de quem dá atenção às problemáticas das pessoas migrantes. 
O Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos fará a conferência de abertura deste encontro (dia 17, às 21h30), abordando a importância das migrações para a pastoral da Igreja Católica. 
O XIV Encontro de Formação de Agentes Sociopastorais das Migrações assinala em Portugal o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, que a Igreja Católica comemora no domingo dia 19 de janeiro, e é organizado em parceria pela Obra Católica Portuguesa de Migrações, Cáritas Portuguesa e Agência Ecclesia. 

Mais informações: aqui



Sem comentários:

Enviar um comentário