terça-feira, 1 de julho de 2014

1 e 2 de Julho de 2014

Lusophone Studies Association
Conferência Internacional: Perspectivas Lusófonas. Transnacionalismo, Multiculturalismo e Cosmopolitismo
Lisboa, FCSH/NOVA


Abrangendo vários países e continentes, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, os estudos lusófonos configuram uma área académica transnacional e cosmopolita que inclui, presentemente, cerca de 250 milhões de falantes do português.

Como consequência de décadas de intensos fluxos migratórios transnacionais de população falante do português, verifica-se um significativo número de populações imigrantes lusófonas, que se constituem, hoje em dia, em grandes comunidades espalhadas por todo o mundo, com especial representação nos Estados Unidos da América, Canadá, França, Brasil, África do Sul e em muitos outros destinos a nível mundial. Os Estudos Lusófonos – o estudo do mundo lusófono é uma área multidisciplinar de grande abrangência que inclui diversas perspectivas cosmopolitas que têm contribuído para conhecimento destas diásporas e da língua portuguesa na atualidade.

Tendo em conta o legado histórico e os contextos contemporâneos, a realidade lusófona tem sido configurada por um conjunto de factores históricos, sociais, políticos e económicos, bem como por velhos e novos padrões migratórios entre países lusófonos e não lusofónos. O impacto deste fenómeno é bem visível quer a nível geográfico quer a nível da construção etno-cultural de identidades lusófonas em muitos países. Os Estudos Lusófonos incidem sobre estas perspectivas e cruzamentos, privilegiando uma abordagem interdisciplinar que visa o desenvolvimento de uma área de estudo inclusiva sobre as questões atuais em estreito diálogo com o passado histórico.

A Comissão Organizadora incentiva a apresentação de propostas de comunicação sobre as múltiplas dimensões dos Estudos Lusófonos, sendo os principais temas de debate e reflexão os seguintes:

- Migrações Lusófonas e Transnacionalismo. Principais Tendências
- Perspectivas Históricas e Cosmopolitismo
- Literatura e Lusofonias
- Diálogos Culturais e Estéticos Lusófonos
- Educação Global e o Mundo Lusófono
- Cidadania e Interculturalidade
- Lusofonia na Era Digital
- Desporto e Identidades

Mais informações: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário